quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Projeto Identidade !

PROJETO IDENTIDADE
Tema: TUDO SOBRE MIM!
Turma: da Natureza (5/6 ANOS).

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive. Nosso Projeto Institucional neste ano será sobre o Preservação do Meio Ambiente num âmbito global.

OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados( construindo sua árvore genealógica). Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.

 ESTRATÉGIAS EM ALGUMAS DAS ATIVIDADES
Vamos fazer um autorretrato bem divertido ! Cada criança vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho: (Krokotak.com)



Conhecendo tudo sobre o meu Nome - A história do nosso nome, pesquisa breve com as famílias.  Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula: ajudantes do dia, aniversariantes.... e outros usos.
Pensaremos sobre a função uso de crachás.


Brincadeiras:


  • Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  • Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  • Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  • Trabalhe o número de letras de cada crachá

Partes do corpo, num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.

(Colmagno)
Minha família - Fala sobre as pessoas da família
 - Livro: Um amor de família - Ziraldo (baixe aqui)
  - Livro: O livro da família - O livro abaixo fala sobre as diferenças entre as famílias: cor, quantidade de pessoas, a distância, por quem esta família é composta (baixe aqui)

Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!)
Foto: Colmagno
Minha casa - Primeiro vamos ler o livro: Cada um mora onde pode - Ziraldo - Baixe aqui


Agora, vamos desenhar como é a nossa casa
Foto: Colmagno

Como posso cuidar do meu corpo? A alimentação deve ser balanceada, nutritiva e em hora certa!
foto: Colmagno

Reconhecer as noções de higiene e a importância e necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental vamos conversar na roda de conversa sobre o tema e depois vamos separar alimentos que fazer bem  para nossos dentes e os que não fazem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário