Tema: TUDO SOBRE MIM!
Turma: da Natureza (5/6 ANOS).
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive. Nosso Projeto Institucional neste ano será sobre o Preservação do Meio Ambiente num âmbito global.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados( construindo sua árvore genealógica). Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Conhecer diversas estruturas familiares.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS EM ALGUMAS DAS ATIVIDADES
Vamos fazer um autorretrato bem divertido ! Cada criança vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho: (Krokotak.com)
Conhecendo tudo sobre o meu Nome - A história do nosso nome, pesquisa breve com as famílias. Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula: ajudantes do dia, aniversariantes.... e outros usos.Pensaremos sobre a função uso de crachás.
Brincadeiras:
- Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
- Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
- Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
- Trabalhe o número de letras de cada crachá
Partes do corpo, num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.
(Colmagno)
Minha família - Fala sobre as pessoas da família
- Livro: Um amor de família - Ziraldo (baixe aqui)
- Livro: O livro da família - O livro abaixo fala sobre as diferenças entre as famílias: cor, quantidade de pessoas, a distância, por quem esta família é composta (baixe aqui)
Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!)
Minha casa - Primeiro vamos ler o livro: Cada um mora onde pode - Ziraldo - Baixe aqui
Agora, vamos desenhar como é a nossa casa
Foto: Colmagno
Como posso cuidar do meu corpo? A alimentação deve ser balanceada, nutritiva e em hora certa!
foto: Colmagno
Reconhecer as noções de higiene e a importância e necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental vamos conversar na roda de conversa sobre o tema e depois vamos separar alimentos que fazer bem para nossos dentes e os que não fazem .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário